
SUSTENTABILIDADE
>> CULTURA CIRCULAR
>>ECONOMIA CRIATIVA
Sustentabilidade

A sustentabilidade e a cultura são pilares fundamentais para a construção de sociedades mais equilibradas e responsáveis. Quando caminham juntas, promovem não apenas a preservação ambiental, mas também a valorização da identidade, dos saberes e das tradições de diferentes povos.
A cultura desempenha um papel fundamental na construção e promoção de pautas de sustentabilidade, pois influencia diretamente a maneira como as pessoas percebem, se relacionam e interagem com o meio ambiente. Ela atua como um vetor essencial para a conscientização, engajamento e transformação de hábitos e políticas em prol de um futuro mais sustentável.
A MIACENA possui várias frentes de apoio às questões sustentáveis, como premissas fundamentais.
Economia Criativa
Feira Sustentável da Cultura
Em parceira com a Feira Preta, Brasil Eco Fashion e Seiiva, expositores/empreendedores possuem seus espaços de sustento, troca e criação na MIACENA. São dois dias de feira aberta para todos os públicos, com atividades culturais distintas, onde o objeto é oferecer um espaço de sustentação para trabalhos como moda e vestuário, papelaria, aromaterapeuticos, semijóias, artigos afroreferenciados e de povos originários, alimentação ancestral, bolsas, acessórios, utilitários consciente e criar um ambiente de troca e conhecimento popular e de suas expressões, promovendo a sustentabilidade desses conhecimentos em todos os seus aspectos, inclusive o de subsistência.
Cultura Circular
Ações formativas, residências, estimulo ao "pensar circular".
Em parceira com o PEDAU - Pesquisa e Documentação em Arquitetura e Urbanismo da Belas Artes, a MIACENA realiza palestras, simpósios e encontros com o objetivo de fomentar o olhar às questões da criatividade e suas formas sustentáveis nos centros urbanos, em especial voltado para as artes cênicas e performáticas.
A cultura circular é um conceito baseado na economia circular, que busca reduzir desperdícios e maximizar a reutilização de recursos. Diferente do modelo linear tradicional (extrair, produzir, descartar), a cultura circular incentiva práticas mais sustentáveis, promovendo a regeneração, a reciclagem e o reaproveitamento.
A MIACENA valoriza e prioriza projetos que possuam em seus processos a ações sustentáveis como uso de cenografia reciclável, figurinos reaproveitados e iniciativas de economia criativa baseadas no reuso de materiais e trocas.
E além, a cultura circular não se aplica apenas à produção material, mas também ao comportamento e ao pensamento sustentável, incentivando mudanças estruturais na sociedade para um futuro mais equilibrado. Por isso incentivamos projetos que possuam residências artísticas com trocas de saberes, economia partilhada de recursos, utilização de tecnologias para soluções sustentáveis e demais ações que contribuam um novo pensar. Ações sustentáveis são valorizados e pontuados no critério de seleção dos espetáculos que compõe e MIACENA.
