
Do desejo de alcançar muito mais do que seus dias de festivais e se espalhar o ano todo nasceu a MIACENA CONEXÕES.
Espetáculos, performances, vivencias e ações formativas que se multiplicam pela cidade e pelo país. Sempre tem novidade por aqui!

A MIACENA em parceria com o Instituto Cervantes e INAEM (Instituto Nacional de las Artes Escénicas y la Musica), apresentou o espetáculo Desde Mi Rincón (tradução: Do Meu Cantinho) , criação do bailarino basco Jon Maya, em apresentação única em São Paulo, no dia 16 de setembro de 2025, às 19h, no pavilhão térreo do iBT – Instituto Brasileiro de Teatro.
A apresentação integrou a turnê da companhia pelo Brasil, que passa ainda por Porto Alegre e Brasília, e já anuncia a segunda edição do festival MIACENA, programada para acontecer de 22 de outubro a 1º de novembro na capital paulista.
Em cena, Jon Maya revisita seus primeiros passos na dança tradicional basca, região situada entre a Espanha e a França, e compartilha o percurso de pesquisa que realizou com coreógrafos como Israel Galván, Cesc Gelabert e Sharon Fridman. A música ao vivo é assinada por Iñaki Dieguez, que acompanha a performance. “O País Basco é um território pequeno, mas muito rico em tradições. Sempre me interessou encontrar um diálogo entre essa herança e a dança contemporânea, criando novos caminhos a partir dessa raiz”, explica o artista.
A ação aconteceu em parceira com o IbT, que sediou a obra.


Mater
Portugal / Brasil
O jogo de afetos e confrontos que permeiam algumas relações maternas são o ponto de partida do espetáculo Mater, que estreia nos palcos paulistanos trazendo um olhar profundo sobre os desencontros familiares.
A partir do texto Querida Mamãe, de Maria Adelaide Amaral, a adaptação propõe uma abordagem singular sobre as relações maternas.
A montagem, da Companhia portuguesa Teatro Livre, estreia no Teatro Sérgio Cardoso, em 4 únicas apresentações, de 19 a 22 de maio, sendo na segunda, terça e quarta às 19h e na quinta, às 20h30.
Clique no link para informações e vendas:

O Filho da Rainha e
a Mãe do Rei
Atores portugueses Luísa Ortigoso e Beto Coville, da companhia Teatro Livre, dão vida ao texto inédito de Cássio Junqueira, com direção de Cassio Scapin, revelando o lado humano e sensível de personagens historicamente marcados por estereótipos no imaginário popular
Propondo um mergulho nas tensões do poder, a partir da emblemática relação entre Dona Maria I e Dom João VI, figuras centrais da história de Portugal e do Brasil colonial, O Filho da Rainha e A Mãe do Rei chega ao Rio de Janeiro, em 4 únicas apresentações, no Teatro Vannucci, na Gávea, de 26 a 29 de maio.
Com sessões às segundas e terças, às 20h, e às quartas e quintas, às 17h.
Clique no link para informações e vendas:
https://bileto.sympla.com.br/event/104967?share_id=1-copiarlink
